Bons hábitos a cultivar

OLHO VIVO 1
Evitar coçar os olhos com frequência é importante: a pressão pode provocar lesões e doenças e as mãos levarem impurezas e bactérias para os órgãos.

OLHO VIVO 2
Maquiagem exige cuidados: é preciso removê-la antes de dormir, ter atenção à validade dos produtos, lavar pinceis e escovas e evitar o uso de cosméticos de outras pessoas.

OLHO VIVO 3
Açúcar demais pode causar problemas oculares, especialmente para quem tem diabetes do tipo 1 ou 2. Um exemplo é a retinopatia diabética, doença silenciosa capaz de provocar hemorragia interna e até cegueira.

OLHO VIVO 4
Parar de fumar é medida importante: o tabagismo é associados a problemas como degeneração macular, catarata ou, ainda, danos no nervo óptico.

OLHO VIVO 5
Fazer exercícios é fundamental: sobrepeso e má alimentação impedem que as vitaminas cheguem aos olhos em quantidade suficiente para prevenir prejuízos oculares.

OLHO VIVO 6
Lavar os olhos, de preferência com o uso de um cotonete e creme de limpeza apropriado, é essencial para remover impurezas e secreções secas. No banho, após o enxágue, são bem-vindas massagens leves na parte exterior das vistas.

woman-thumbs-upOLHO VIVO 7
Piscar bastante lubrifica as córneas e evita o ressecamento dos olhos e problemas como coceira e irritações. Diante de um computador, fazer isso descansa a vista e combate a “síndrome da visão de computador”.

OLHO VIVO 8
Lentes de contato devem ser higienizadas, antes e depois do uso, com produtos sugeridos pelo fabricante e é preciso substituí-las no prazo de validade.

OLHO VIVO 9
Comer peixe diminui problemas como a degeneração macular, ajuda no combate ao envelhecimento precoce nas estruturas dos olhos e fortalece o globo ocular.

OLHO VIVO 10
Consultar um oftalmologista e realizar exames regularmente é a certeza de prevenir e reverter possíveis problemas e manter a saúde dos olhos.

Fonte: Jornal Oftalmológico Jota Zero